“Os pássaros não são estúpidos”.Nem nós
Fevereiro 18, 2020
Sérgio Guerreiro
Para defesa do novo aeroporto no Montijo, Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado das Comunicações, “ abate” as críticas dos ambientalistas num artigo de opinião por si assinado no Jornal Público. “Os alertas dos ambientalistas de que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial de estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do Montijo”. Avança a TSF. Antes de começar as obras, se começarem, diz o Secretário de Estado que a ANA-Aeroportos de Portugal se compromete a realizar um estudo de avaliação do impacto afirmando que os pássaros acabarão por se adaptar ao movimento dos aviões. Ora estamos mesmo a ver o resultado desse estudo. Mais. Lembra o governante que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu a viabilidade ambiental do projecto. E quem tutela a agência? O governo. A APA é um instituto público, integrado na administração indirecta do Estado. Isto quer dizer que a Agência é um instituto dotado de autonomia financeira e administrativa e que prossegue os fins do Estado. Portanto, estamos todos a ver a independência do estudo e da agência certo ?
“Os pássaros não são estúpidos e acabam por se adaptar aos aviões". A base científica desta afirmação é que ficou por explicar. Às vezes tem que se dizer assim umas palermices para que alguém conheça a grandiosidade dos governantes que temos , caso contrário nunca se ouviria falar deles.
Levar este assunto do aeroporto do Montijo mais a sério não se perdia nada, porque nós Senhor Secretário de Estado das Comunicações, também não somos estúpidos.
Mas onde é que eles vão buscar esta gente ?
Ó valha-me Deus.