Aplicar-se-á o racismo apenas aos indivíduos de raça negra, praticados pelos indivíduos de raça branca?
George Floyd foi morto pela polícia em Minneapolis nos EUA, em maio deste ano e várias foram as questões levantadas, nomeadamente quanto ao uso excessivo da força perante um civil desarmado e quanto ao facto de se tratar de um civil de raça negra, portanto uma questão aqui neste último ponto de racismo.
As manifestações foram sentidas e ouvidas pelos quatro cantos do mundo mostrando assim indignação pelo sucedido, essencialmente porque o detido era de raça negra e os agentes que fizeram a detenção, de forma violenta, eram de raça branca. (Entenda-se racismo por discriminação de um indivíduo oude um grupo de indivíduos em função da sua raça). Na minha opinião e nos dias que correm já nem a questão se devia colocar, pois vivemos no sociedade evoluída, ou que se aclama evoluída, e há que valorizar o Ser Humano enquanto SER e enquanto PESSOA, e não pela raça. E portanto faz para mim sentido que atuações que tenham por base o racismo sejam punidas.
No entanto o que me choca é o facto de só se ouvir falar de racismo quando atos suscetíveis de talqualificação são praticados pela “maioria” à “minoria”, e quando o inverso ocorre, nada acontece, levantando assim a questão do mediatismo político e do oportunismo jornalístico em relação ao tema e em muitos outros temas. Vive-se de aparências, do quereragradar, cativar o voto, audiências e o que na verdade importa é a JUSTIÇA igual para igual e muito pouco ou nada se pensa e se atua.
Ainda nos EUA e volvidos 4 meses após o caso de George Floyd, um homem negro tirou inadvertidamente a vida uma criança de 5 anos, branca, porque no auge daquela idade aquela criança fazia o que nesta idade uma criança DEVE fazer: BRINCAVA, brincava com a sua bicicleta no seu quintal. No entanto, aqui parece já não haver necessidade de manifestações perante tal ato.
Aplicar-se-á o racismo apenas aos indivíduos de raça negra, praticados pelos indivíduos de raça branca? Deve todo e qualquer ato de racismo, independentemente de quem o pratique ser investigado, punido e tratado de igual forma.
Eu digo NÃO ao racismo, ao racismo presente na definição. O racismo na sua verdadeira definição abrange todo e qualquer tipo de ato. O racismo de que hoje se houve falar, que tanto se badala, esse das “maiorias” sobre as “minorias” é na minha opinião um racismo histérico, sem interesse, um racismo de “fachada”.