Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Melhor Política

Melhor Política

João Galamba: um “ socrático “ que sofre de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção).

Maio 09, 2021

Sérgio Guerreiro

5775CBB9-91A8-4DA3-859B-33AE6CCF1F9B.png

A comunicação, quando feita por  responsáveis políticos, deve ser contida na sua verbalização.

A linha que separa entre o espaço público e espaço privado não existe.

 

O recurso ao insulto e à maledicência, como tem sido hábito no linguajar de alguns responsáveis políticos, leva democracia a atingir níveis nunca antes vistos, que a destroem aos poucos levando até à lama.

 

Cabe aos cidadãos comuns, no exercício livre dos seus direitos, seja à mesa do café entre amigos, seja na sala de jantar ou em outro qualquer lugar, exprimirem-se como quiserem e sobre o que entenderem. É permitida, entre esse grupo de cidadãos anónimos , o uso de expressões mais ou menos comuns, dentro da esfera privada.

 

Mas poderá um governante, como João Galamba no uso das suas competências na qualidade de Secretário de Estado da Energia, vir para o espaço público, como se estivesse sentado à mesa com o “ padrinho”, José Sócrates, escrever o que escreveu sobre um programa da RTP que não é do seu agrado?

 

Se é de salutar no debate político o princípio do contraditório do qual a democracia é feita, já o uso de expressões abusivas, que só serão permitidas dentro de um círculo privado, mina essa mesma democracia.

Seja contra o que for e o que for, não pode um governante vir para o espaço público, usar expressões como “ esterco” quando se refere a um programa de televisão de uma estação do Estado. Não pode porque está intrínseca e moralmente proibido de o fazer.

 

João Galamba , como governante voltou a prestar, como o seu “padrinho”José Sócrates lhe ensinara, um péssimo serviço à democracia e estou certo que envergonhou todo o governo e toda a nação. Não há memória de alguém recentemente no governo, dirigir um ataque tão vil à comunicação social. Sinal claro que o poder, em particular João Galamba, não gosta de ser escrutinado

 

Era também assim que José Sócrates linguajava.

 

Mas não é a primeira vez que o Secretário de Estado da Energia, mostra a sua arrogância com uma necessidade exacerbada de atenção política.

 

A propósito de uma entrevista à SIC Notícias de Clemente Pedro Nunes, professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico e especialista em energia do hidrogénio, João Galamba escreve  em Julho de 2020 também na sua conta Twitter o seguinte:

“É um aldrabão e um mentiroso do pior. Não há outra forma de descrever este cavalheiro. Chama-se Clemente Pedro Nunes e é um aldrabão encartado.”

 

Não podemos encontrar em todo o percurso político de João Galamba , boas razões para que este continue a ocupar o lugar de Secretário de Estado, porque cada vez que este governante não gosta de alguma coisa, utiliza como argumento o mais sujo jogo democrático.

 

Quando se está em funções públicas,  todo o espaço também é público e se António Costa, não vier de alguma forma pedir desculpa pelo excesso cometido por este elemento do seu governo, então é porque estará também ele a validar as afirmações de João Galamba.

 

Para um governante dar vistas, utilizar a linguagem que João Galamba, é sintomático de um distúrbio grave quando não se sabe jogar limpo as regras do jogo.

 

Por mais  que o Secretário de Estado da Energia se esforce, não deixará de ser um “ socrático” com um excessivo déficit de atenção política.

Portanto, isto é só mais uma birra de um menino  que quer brincar à política, só que no recreio,  ninguém brinca com ele.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub