Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Setembro 10, 2020
Sérgio Guerreiro
Hoje também é um dia importante. É o Dia Mundial de Prevenção ao Suicido. Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde. Estima a OMS que o suicídio é a 13.terceira causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos sendo que ainda ocorrem cerca de 10 a 20 milhões de tentativas de acabar com a vida por ano.
Mas estará nas nossas mãos poder fazer alguma coisa para diminuir este flagelo ? Está certamente. Esta questão é uma questão de saúde pública com consequências devastadoras no seio familiar. A questão essencial da morte é a sua razão. O seu humano é ávido em respostas quando há um fim e nestes casos poucos sabem a motivação de alguém que cometeu o suicídio. A revolta da ausência de razões e motivos dá lugar à dúvida e tudo se questiona.
O combate a este flagelo também passa por nós. Pela atenção que devemos dar aos outros porque às vezes é só preciso ouvir. Às vezes corremos e não sabemos muito bem para onde e porquê e depois somos surpreendidos pela notícia e perguntamos porquê. Mas perguntamos depois e a questão é tão somente esta: O que fizemos antes ?
Antes poderiamos estar mais atentos aos sinais, deste o isolamento, mudanças comportamentais e tantos outros.
Podemos e devemos olhar para os outros devagar e não a correr como se fôssemos atrasados para o emprego. Devemos , e temos que o fazer, saber ouvir e ter tempo para estender a mão. Não somos profissionais de saúde é certo mas somos humanos e temos a consciência que não podemos abandonar o outro e com a nossa ajuda e sentido se responsabilidade social podemos levar alguém ao caminho certo.
Quantas vezes aquele que comete suicídio foi abandonado? Quantas vezes foi ouvido ? Podemos estar atentos, podemos ser mais humanos, podemos olhar com a alma e ajudar. Mas para isso é preciso estarmos atentos aos outros em especial aos que nos rodeiam e que fazem parte de nós.
Não custa nada às vezes perguntar se está tudo bem. Não custa nada às vezes fazer um telefonema a alguém. Pode ser que a partir daqui se salve uma vida. Nunca se sabe.