Desde pequenino que ele queria ser juiz do Tribunal Constitucional.
Fevereiro 26, 2020
Sérgio Guerreiro
40 anos a preparar- se para ser Juiz do Tribunal Constitucional e chegou a hora do Partido Socialista dar a Vitalino Canas o merecido prémio por tão nobre fidelidade e tão incansável espera. Foi secretário de estado do governo de António Guterres e porta voz do governo de Sócrates do qual é amigo pessoal afirmando que há muito que não se falam. Diz também que ao ser eleito, “não será porta voz de nenhum partido". Esta é aquela parte em que podemos rir.
Não vou dissertar sobre as competências do Socialista escolhido mas de qualquer maneira Vitalino Canas diz-se completamente tranquilo caso seja necessário analisar algum recurso que se apresente ao TC ( Tribunal Constitucional) na caso Marquês onde está envolvido o seu “ amigo” pessoal José Sócrates, até porque não se falam “há anos”. Esta é aquela parte em que também é piada. Caso algum recurso do processo Marquês vá parar ao Palácio Ratton, Vitalino Canas irá apreciá-lo com “ total isenção” e não se sente impedido de o fazer. É certo que o ex secretário de estado de Guterres e o porta voz do governo de Sócrates que como afirma "andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional” terá as competências devidas para assumir o cargo, não fosse esta nomeação uma nomeação política. E aqui, como diz povo, “é que porca torce o rabo”. Isto é somente politizar a justiça o que já é comum mas demasiado gritante. Deveria de existir por parte do nomeado ou de quem o nomeia uma certa ética, mas ética o PS desconhece o seu significado pleno. Até o histórico socialista Manuel Alegre arrasa a escolha de Vitalino Canas para o Palácio Ratton, e a socialista Ana Gomes, dá uma ajudinha.
Que sinais se está a dar hoje com esta escolha?
Que promiscuidade tamanha entre mundos que não se podem cruzar. Não devem. Sexta feira saberemos se o parlamento deixa ou não que o mundo da justiça se cruze com caminhos obscuros. A votação é secreta e tem que ter a maioria de dois terços para que Vitalino Cana seja eleito juiz do TC. Mas é possível que a preparação durante 40 anos não dê em nada.
Já sabemos que o PS quer mandar nisto tudo mas assim tão à descarada nem Sócrates o conseguiu com maioria absoluta.
O princípio de escolha e a forma estam errados.
Mas isso sou só eu dizer porque para o PS isto está tudo bem.
Foto de Raquel Wise ( Sol )